Scrapbooking Digital - o que é?

25 fevereiro 2010

Scrapbooking é uma expressão artística individual de forma criativa na qual preserva memórias. Tem por objetivo registrar o cotidiano, costumes, tradições em forma de palavras e visualmente em forma de fotografias. O scrapbooking registra vivências pessoais perpetuando as emoções e recordações através da decoração de fotos. Essa técnica também é usada para fazer convites de aniversários, casamentos, chá de panela,agendas, marcadores de livros, lembrancinhas e muito mais. O Scrapbooking divide-se em  - Artesanal, digital, híbrido e decor.

* Scrapbooking artesanal - Usa-se material artesanal para decorar. Papéis acid free, fitas e uma infinidade de material.

* Scrapbooking híbrido- Usa-se o artesanal junto com o híbrido. Ver mais aqui.

* Scrap decor - Cria-se peças decorativas com as técnicas do scrapbooking.


 

O que é Scrapbooking digital?

O surgimento do scanner, programas gráficos e fotografia digital tornou fácil o aparecimento do scrapbooking digital .  Com isso podemos definir o scrapbooking digital como a arte de decorar fotos digitais com a ajuda de programas gráficos, tal como o photoshop.

Algumas das vantagens do scrapbooking digital incluem: uma diversidade maior dos materiais, menos impacto ambiental, economias de custo, o compartilhamento mais rápido das páginas prontas na Internet... Além disso, scrapbooking digital não é limitado ao armazenamento digital. Muitas scrappers digitais imprimem (revelam) suas páginas terminadas e guardam em álbuns de scrapbooking artesanal. Outras imprimem suas páginas digitais em livros encadernados duros.

O que é necessário para iniciar nessa arte digital? Fotos digitais ou digitalizadas (em boa resolução)  um computador, um programa gráfico (alguns deles - Photoshop elements, Paint Imaging Pro, Paint Shop Pro e o Photoshop ) . Após isso você terá que ter kits digitais (são arquivos gráficos compostos por papéis e elementos digitais, podendo ser encontrados de graça ou vendidos) E com uma impressora você poderá ir além.. produzindo projetos como - cartões, lembranças, convites, calendários e tudo mais que sua imaginação permitir.
 


Para ter mais informações clique aqui e acesse o fórum Armazem Criativo





***O que pode ou não ser feito com o kit digital - scrap for hire(S4H)/others.***
O que podemos ou não podemos fazer com os kits digitais? Uma dúvida que sempre passa pela nossa cabeça... e nesses casos o melhor é consultar os termos de uso (=TOU) de cada kit, pois cada designer vai ter suas próprias regras do que pode ou não fazer com o seu kit, independente de ser freebie ou não. E se mesmo você lendo não entender ou ainda ficar alguma dúvida entre em contato diretamente com a designer do kit que você quer usar.

Alguns termos foram criados para certas situações.. como é o caso de S4O (= Scrap for others/S4H ) ou SFH (=scrap for hire/SFO)

Scrap for others é um termo em inglês usado quando você faz projetos para outras pessoas, mas nesse caso, sem obter lucro. Para uso pessoal, presentes que você dá (uma página para um amigo, um album, um projeto híbrido para dar de presente a um parente, etc..)
Mesmo sendo sem fins lucrativos, algumas designers não permitem a utilização de seus produtos para esse fim, apenas para uso estritamente pessoal.


No scrap for hire, você pode criar projetos/páginas para ganhar dinheiro com seu trabalho. Porém, também existem dúvidas, porque algumas designers tem regras particulares. Usando produtos de designers que possuem o termo de scrap 4 hire/SFH /SFO , você pode criar páginas, álbuns, projetos híbridos, cartões, desde que seja em pequena escala . Algumas designers colocam um limite de número de usos, por exemplo - 200/ano, ou seja, você pode usar determinado produto apenas 200 vezes num período de um ano, para restringir o uso do material. Algumas vendem os produtos como sendo de uso pessoal, mas você pode adquirir a licença para uso comercial e nessa parte, novamente, há variações, algumas designers vendem licença para apenas alguns meses, outras uma licença única.

Um aspecto muito importante é a forma como o produto é entregue ao seu cliente. Sempre deve ser em formato .jpg e com a foto já incluída, ou, se for o arquivo em .psd, com as camadas mescladas, de modo que não se possa fazer alterações dos gráficos. O comércio de páginas sem as fotos fica proibido, pois seriam consideradas quick pages, e essas, apenas as designers podem vender em suas lojas.

Portanto, o mais sensato em caso de dúvida é sempre procurar conversar com a designer que você deseja usar o material e saber qual a postura dela quanto à utilização dos seus kits digitais.

** Todos os kits digitais da loja Armazem Craitivo já vem com a licença S4H incluída. Isto é, podem ser usados para criar produtos/páginas para venda em pequena escala. A única restrição (o que não pode ser feito) é criar páginas sem a foto, isto é, quicks pages para a venda.



Apostila de scrap digital a venda na  minha loja virtual -
http://acriativo.com/loja/index.php?main_page=product_info&cPath=23&products_id=180

Beijos
Cris Oliveira

2 Comentários:

Grazi 25 fevereiro, 2010  

muito bons seus esclarecimentos!!
obrigada
bjoss

Fabiana Ferreira 10 abril, 2011  

Gostei bastante das explicações, a respeito desse mundo tão novo para mim. E fiquei bem interessada em saber os detalhes da apostila, mas procurei na loja virtual e nada encontrei.
Como faço para saber mais detalhes sobre a apostila mencionada nesse post?
Desde já, meus agradecimentos.

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Beijos
Cris Oliveira

Related Posts with Thumbnails

POSTS RECENTES

Últimos Comentários

LINK ME!



Entre em contato !

Name:*
Email:*
Subject:*
Message:*
Verification No.:*
contact form faq

  © ARMAZÉM CRIATIVO - Todos os Direitos Reservados