Dica - Resolução de imagem?

30 março 2010


Resolução??

Resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo se aplica igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Resoluções mais altas significam maiores detalhes na imagem.
O termo resolução é freqüentemente usado como uma contagem de pixels em imagens digitais

O que é um Pixel?
O pixel é a abreviatura para 'picture element' (elemento de uma imagem). É o mais pequeno elemento de uma imagem digital e contém informação acerca da luminosidade e cor.

O número de pixels. A resolução ou nitidez de uma imagem é determinada pelo número de pixels que tem. Por exemplo, mais pixels melhora a resolução de uma imagem, o que permite que você faça uma impressão maior sem reduzir a qualidade visual. No entanto, lembre-se que quanto mais pixels uma imagem tiver, maior será o tamanho do arquivo.

DPI
É a abreviatura de 'dots per inch' (pontos por polegada). É usada como unidade de medida na impressão para descrever a resolução geométrica de uma imagem. Quanto mais elevado é o DPI melhor é a resolução da imagem e a sua qualidade.



Abaixo está uma ilustração de como a mesma imagem pode aparecer em diferentes resoluções de pixels.

Mesma ilustração em diversas resoluções


Quando a imagem tem poucos pixels por polegada,significa que ela está em baixa resolução. A menor resolução existente em equipamentos de escaneamento e captura digital é a 72 DPI , ou seja , uma imagem em baixa resolução possui apenas 72 pontos ( pixels ) por polegada (DPI). Se você escanear uma foto no tamanho 10 por 15 centimetros ( 4 por 6 polegadas) com 72 DPI , ela será formada por cerca de 120 mil minusculos pontos ( pixels ).

Considera-se uma imagem em alta resolução quando ela possui 300 DPI's ou seja , 300 pontos por polegada . Se pegarmos a mesma imagem 10 por 15 centrimetros do exemplo anterior e escanearmos em 300 DPI ela terá mais de dois milhões de pontos .  Essa diferença de pontos na formação na imagem é que determina a qualidade da imagem digitalizada.

Quando uma imagem em baixa resolução é impressa , normalmente ela fica pixelada , serrilhada ou sem nitidez , como se estivesse embaçada.

O ideal é reproduzir a imagem em tamanho real ou menor do que a original. Por exemplo , se a imagem tem 10 centrimentros de largura por 15 de altura com 300 DPI , podemos imprimi-la nesse formato ou menor sem comprometer a qualidade.


E podemos concluir que:

Resoluções altas (300 dpi) resultarão arquivos maiores com ganhos de qualidade, menores resultarão em perda de definição de detalhes e pixelização.

Exibição em monitores

 
Para a exibição de imagens em tela de computadores, como para a internet, não há o menor sentido em nos preocuparmos com a resolução. Devemos ficar atentos apenas às dimensões em pixels da imagem, para sabermos o tamanho relativo que ela ocupará na tela. 

Vídeo indicando a resolução para imagens para a net. 




até a próxima
Beijos
Cris

1 Comentário:

Célia Costa (Celly) 30 março, 2010  

Que artigo ótimo Cris, é complicado explicar essa questão da resolução para as pessoas, vc deixou tudo com uma didática ótima ! Vou recomendar seu artigo lá no meu blog na minha proxima postagem !
Beijão !

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Beijos
Cris Oliveira

Related Posts with Thumbnails

POSTS RECENTES

Últimos Comentários

LINK ME!



Entre em contato !

Name:*
Email:*
Subject:*
Message:*
Verification No.:*
contact form faq

  © ARMAZÉM CRIATIVO - Todos os Direitos Reservados