Tipos de papel para impressão de híbridos

26 abril 2011

Recebo muitas perguntas sobre em que papel imprimir os projetos híbridos.
Aqui vai algumas informações.

Tipos de papel para impressão

O impacto visual causado por um projeto impresso está diretamente relacionado ao papel utilizado em sua produção.

Conheça abaixo um pouco das variedades de papéis mais comuns no mercado.

Fique de olho: quanto maior a gramatura do papel, mais encorpado ele é.

 PAPEL CARTÃO
São papéis revestidos que tem como características a resistência. Possuem semibrilho e são muito utilizados para embalagens, postais, displays, capas de livros, etc.

PAPEL COUCHÊ
Suas características básicas são o brilho e a lisura de suas folhas. Outra característica marcante é a sua microporosidade, ou seja, quando a tinta é depositada permanece na superfície do papel, garantindo assim cores mais vivas no impresso. Esse papel é muito utilizado pelo mercado para fazer folhetos, volantes, malas-diretas, cartazes, revistas, enfim, uma variedade de materiais promocionais, de publicidade e técnicos que exigem qualidade e brilho.

Couchê Brilhant ou Couchê Fosco:
90/100 g
120 g 120 g
150 g 150 g
180 g 180 g
250 g 250 g

Papéis brilhantes, como o nome diz, ressaltam cores das fotos. Já os foscos, destacam detalhes das imagens. A dica dos fabricantes é básica: leia as embalagens dos produtos, porque elas trazem informações básicas sobre os casos mais indicados para uso de cada papel. A escolha entre um papel fosco e um brilhante é questão de gosto. Tem gente que quer destacar mais os detalhes, outras pessoas preferem cores mais vivas.

PAPEL OFF-SET
Assemelha-se ao papel sulfite, porém suas características técnicas são diferentes. Por ser macroporoso, esse papel absorve muito mais tintas, dando ao impresso um aspecto “lavado”, sem vida. Sua vantagem é que podemos escrever e fazer anotações nesse papel. Seu preço é também uma vantagem, já que custa menos que os couchês. É um papel bastante versátil, utilizado em folhetos, volantes, pastas, cartazes e principalmente em papelaria interna (envelopes, papel carta, bloco, etc.).


OPALINE: Apresenta excelente rigidez (carteado), alvura, lisura, espessura uniforme. Sua aplicação é em cartões de visita, convites e diplomas.

VERGÊ: Suas características são marca d’água, aparência artesanal, formação de folhas homogêneas, resistência das cores à luz, controle colorimétrico e é adequado para impressão: offset, tipografia, relevo e etc. Suas aplicações são para papel de carta, envelopes, catálogos, capas, trabalhos publicitários, cartões de visita, formulários contínuos, mala-direta, para miolo e guarda de livros.

COLOR PLUS: Apresenta colorido na massa, boa lisura para impressão, sem dupla face, resistência das cores à luz, estabilidade dimensional, controle colorimétrico e continuidade das cores. Suas aplicações são em trabalhos publicitários, papel para carta, envelopes, convites, catálogos, blocos, capas, folhetos, cartões de visita, mala-direta, formulários contínuos.

PAPEL TEXTURIZADOS

Geralmente uso os da Filipaper - alguns usados : vergê, telado, linho ou o que você achar mais adequado para o seu projeto.

Caso o projeto necessite de algum papel mais fino você pode usar  o couche (com brilho ou sem brilho, dependendo do gosto), se precisa de um papel mais durinho o ideal é o opaline, diplomata ou algum texturizado, caso goste (prefiro o telado da filipaper)

Em suma, tudo vai depender do seu projeto e do seu gosto.

* Impressão? Pode ser em casa (em impressora jato de tinta ou a laser) ou em gráfica.
A impressão a laser é de longe a melhor, mas você pode usar a sua jato de tinta sem o menor problema.


*Papel fotográfico? só para fotos e mesmo assim o melhor é o fosco. Não ficam as famosas marcas de dedinhos.

A tabela de tipos de papel da filipaper para você poder escolher o que quer usar

Espero que as informações acima ajudem na hora de escolher o papel para o seu projeto híbrido. Caso tenha alguma sugestão, crítica ou dúvida acesse o tópico no fórum para trocarmos figurinhas sobre esse assunto. Clique aqui. 

Até mais!
beijos
Cris Oliveira

5 Comentários:

Ana Paula 26 abril, 2011  

Adorei Cris! Obrigada!

Vivis 26 abril, 2011  

PERFEITO!!!!
ADorei mesmo a dica de papeis... Quando comecei os meus hibridos nao tinha ideia em que papel usar, ai me indicaram alguns, mas o que mais uso é o filipaper linho, mas você me judou com outras possibilidades...
Obrigada!!!
bjks
Vivis

Suzana 27 abril, 2011  

Sempre tive dúvidas quanto a impressão. Obrigada pelas dicas!

Mali Pering de Toque Único ateliê 05 novembro, 2011  

Cris, linda, saudades, mas muitas coisinhas e sem tempo pra passear por todos os lugares. Andei comprando uns kits de cozinha e de príncipe, preciso fazer alguns livros de receitas e vou afinal me aventurar. Vou ver o que consigo fazer!
Bjosss

Rose Ribeiro 10 novembro, 2014  

Oh dúvida cruel!!!
Realmente isso afeta o começo de qualquer pessoa.
Amei as dicas, quando esquecer venho aqui papar relembrar e começar a comprar meus kits,pois deixei o E.V.A. e estou me lançando nos papeis.
Brigadão mesmo!!!

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Beijos
Cris Oliveira

Related Posts with Thumbnails

POSTS RECENTES

Últimos Comentários

LINK ME!



Entre em contato !

Name:*
Email:*
Subject:*
Message:*
Verification No.:*
contact form faq

  © ARMAZÉM CRIATIVO - Todos os Direitos Reservados