De olho em você - Claúdia Ramalho

19 outubro 2011

Hoje teremos uma entrevista por aqui!!! Sentem que a criatividade está no ar!

É uma pessoa alto astral e com um coração enorme! Compartilhar deveria ser o sobrenome dela.. afinal o blog dela é pura  criatividade do compartilhar de todas as suas artes! E olha que são muitas! Como ela mesma se define - "sou de fases". E a cada fase uma arte mais linda ou saborosa que a outra.. e nós que ganhamos com tamanho dinamismo! 
E nada mais adequado para estreiar essa bateria de entrevistas por aqui do que uma pessoa tão criativa e que vê a vida  - " Na certeza de que somamos enquanto dividimos!"

Tenho a alegria de ter aqui hoje a.... Claudia Ramalho do site Feito a Mão!! 

Você com certeza já ouvi falar do blog, e se não ouviu corre lá porque você não sabe o que está perdendo! Tem tudo quanto é assunto e sempre partilhando da forma mais alegre e simpática que você pode imaginar. Só para te deixar com água na boca .. lá você vai encontrar - scrap, costura, culinária, papo de mãe, viagem bordado, festinhas, enfim, uma maravilha! Vamos conhecer um pouquinho da Claúdia?


Mas, antes vejam um pouquinho do ela apronta por lá. 
Ela ensina a fazer essa linda bruxinha!! Clique aqui para ver. 
Para as amantes das corujas! Clique aqui para ver o passo a passo dela.

Clique aqui para saber mais sobre os docinhos modelados!

 quer saber como fazer esses bloquinhos? A Claúdia explica! Clique aqui para acessar. 

E vejam um pedadinho da festa que ela criou para a filha esse ano! Maravilhosa!
Vamos conhecer um pouco mais sobre a Claúdia, depois você passa lá no blog dela para conferir tudo de pertinho!

1- Conte um pouco sobre você
Nome Cláudia Ramalho
Profissão Servidora Pública
Onde mora Maceió-AL


2- Como começou o Blog Feito a Mão? Qual a sua primeira ideia ao criar um blog que reúne tanta informação criativa?
Eu participava do Orkut e de algumas comunidades onde postava passo a passos e dicas de algumas coisinhas que fazia para as festinhas das minhas filhas. Havia tópicos que chegavam a milhares de comentários. Mas o Orkut era muito instável e, mais de uma vez, perdemos todo o arsenal acumulado. Cansei de ficar reconstruindo tópicos e resolvi criar um blog para organizar e manter arquivadas essas dicas.

3- No seu primeiro post em 15-5-2009 você falou sobre a importância de se passar o conhecimento adiante. Após 2 anos o blog Feito a Mão tomou uma proporção enorme abordando vários assuntos referentes a festa, artesanatos e muito mais. Um blog que é referencia para quem quer saber um pouco mais sobre o artesanato,  aprender mais sobre decoração de festas, refletir sobre a maternidade e tudo mais que a vida lhe apresenta. Qual o assunto que mais te agrada compartilhar dentre tantos? 

Realmente eu acredito que todo conhecimento deve ser repassado, não faz sentido ter algum dom e guardá-lo para si, faz? Curiosamente, nenhum assunto me desperta mais a atenção. Eu sou de fases, escrevo sobre o que me dá mais prazer, naquele exato momento. Posso passar o mês inteiro postando sobre festas e depois passar vários meses sem tocar no assunto. Vale o mesmo para a culinária ou para os posts sobre artesanato.

4- Qual o artesanato que você achou mais difícil de aprender? E por quê?
Eu costumo dizer que difícil é tudo aquilo que ainda não aprendemos a fazer. Nesse sentido, toda atividade desconhecida é difícil. Posso lhe dizer que costurar a máquina foi um desafio muito grande. Eu sou muito impaciente, ansiosa e tenho pouca tolerância comigo mesma. Exijo resultados rápidos e imediatos. E me odiava quando errava e precisava desmanchar pontos. Então, foi a atividade artesanal que me deu mais trabalho para aprender.

5- Como você consegue tempo para criar e postar tanta criatividade?
Meu dia tem 24 horas, como o de todo mundo. Já me perguntaram sobre como administro meu tempo e até já cheguei a escrever um post sobre isso, mas acho que a diferença está na paixão com que eu faço todas aquelas coisas. Quando a gente faz o que gosta, não se torna um fardo escrever sobre isso. 
Desde o início me predispus a tornar aquele cantinho o meu refúgio. Um lugar para onde eu não levaria meus problemas de trabalho, minhas preocupações e minhas neuras. Eu uso meus hobbies como uma ferramenta de relaxamento.
Geralmente eu produzo meus trabalhos artesanais  durante a semana, um pouco a cada dia,  e os de culinária no final de semana. Vou tirando fotos do que eu acho interessante e deixo para escrever sobre isso nas manhãs de domingo, enquanto minhas filhas e meu marido dormem até tarde. Eu acordo todo dia às 5h, chova ou faça sol. Aproveito esse período para escrever sossegada. O silêncio me faz render mais.

6- Como e quando surgiu o interesse pelo artesanato em geral? Você lembra qual foi o primeiro artesanato que fez? Qual te despertou para a criatividade?
Aos 12 anos frequentava aulas de crochê, pois era um sonho da minha mãe. Mas nunca me interessei muito no assunto, minhas mãos suavam bastante e o resultado dos meus trabalhos era imundo.  
Não consigo me lembrar de um episódio específico que tenha sido o marco inicial do meu interesse pelo artesanato, mas ter sido professora de ensino fundamental por 4 anos me deu uma bagagem nesse assunto. Fazia decoração das salinhas, lembrancinhas para o dia das crianças, das mães, dos pais, natal, páscoa, carnaval, enfim, pratiquei muito naquela época.
Quando meu namoro ficou sério, comecei a bordar meu enxoval de noiva. Aprendi a bordar ponto-cruz, macramê, vagonite, bordado livre e retomei o crochê para fazer biquinhos nas peças. Foi quando descobri que levava jeito pra coisa.
Quando engravidei da minha primeira filha, fiz um curso de corte-costura para caprichar em seu enxoval. Adorei poder fazer suas peças eu mesma. E acho que a essa altura eu já estava totalmente contagiada pelo bichinho do faça-você-mesmo.

7- No blog você se resume - " Sou uma, mas sou muitas. E sou de fases!" Isso reflete ou pode ser definido também como a cara do seu blog? Focando a criatividade por vários ângulos?
Certamente que a minha diversidade de interesses se reflete no blog. Eu não tenho um calendário fixo sobre o que vou postar em cada dia, a ordem é ditada unicamente por meu estado de espírito. Se estou com vontade de cozinhar, é sobre culinária que vou escrever. Se compro uma nova máquina de corte, provavelmente virão posts sobre scrapbooking. Escrevo sobre a fase que estou passando. 

8- O que é criatividade para você?
Que pergunta difícil! E inteligente, pois pressupõe que criatividade é algo particular, o que não deixa de ser verdade. Criatividade, para mim, é procurar deixar um pouco do meu estilo em tudo o que faço. Não é apenas copiar ou reproduzir um passo a passo, é fazer do meu jeito. É dar um novo uso a coisas antigas, é rever o mundo com outros olhos. 

9- Qual o artesanato que mais gosta de fazer? E qual que mais gosta de ver pronto?
Eu gosto de costurar usando a máquina de costura porque é fácil e rápido, uma manhã rende muitas peças. Mas lembra o que falei sobre um trabalho ser fácil ou difícil? A diferença está na familiaridade com que hoje eu executo esses passos. Nem penso mais, é tudo muito automático. Nem sempre foi assim.
Mas eu curto muito ver prontos os meus trabalhos de papelaria. Parece fácil cortar e colar papel mas não é tão simples assim. Para alguém perfeccionista, um trabalho bem feito dá um orgulho danado de se ver, justamente porque eu sei o quanto de trabalho ele me deu.

10 - Onde busca tamanha criatividade?
Agradeço o elogio, mas nem me acho tão criativa assim. Sou muito insatisfeita e vivo tentando fazer melhor e diferente algo que já fiz anteriormente. Minha inspiração está em todo lugar. Quando estou focada num objetivo, tudo o que vejo me faz pensar nele.  Um filme, uma poesia, um livro, um blog visitado, etc.  Mas não me basta reproduzir, preciso adaptar a ideia, reciclá-la, dar-lhe nova roupagem.

11- Qual hobbie você tem além dos artesanatos?
Eu tenho muitos hobbies. Gosto de cozinhar, ler, ir ao cinema, viajar e receber amigos em casa. Além disso, faço scrap digital e mantenho um blog, que para mim é um hobby. Forço-me a fazer atividade física, mas não a encaro como um hobby. Não é algo que eu faça por paixão mas por necessidade. 

12- Uma dica para aquela pessoa que acha que tem duas mãos esquerdas...
Thomas Edison disse uma frase que ficou muito conhecida e que costuma ser muito citada, com pequenas variações. A original diz: “Genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração”. Se até ele, que era um gênio, reconhecia que o esforço é imprescindível para nos levar ao caminho do sucesso, quem sou eu para dizer o contrário?
Só se aprende a nadar, nadando. Só se obtém boa letra, praticando caligrafia. Só se aprende a fazer artesanato, pondo a perder um bom estoque de material.  Os erros nos fortalecem e nos aperfeiçoam, não desistam nos primeiros desafios. O próprio Thomas Edison fez mil experiências para conseguir inventar a lâmpada. E ao ser perguntado por um repórter sobre o que ele achava de tantos fracassos, Edison respondeu: - "Não fracassei nenhuma vez. Inventei a lâmpada. Acontece que foi um processo de 1.000 passos.”


13- Feito a mão é...
Um blog onde deposito um pouco do meu dia a dia, minhas peripécias, meus pensamentos,  minhas invenções. Um lugar para trocar ideias e experiências.

Rapidinhas
- Uma esperança – que o Brasil seja administrado por políticos mais eficientes e honestos
- Uma "neura" – pagar contas em dia
- Uma realização – meu trabalho
- Um medo – morrer antes de minhas filhas serem independentes
- Uma lição que aprendeu – as pessoas são diferentes e tratá-las da maneira que eu gostaria de ser tratada é a mais pura estupidez, devo tratá-las da maneira que elas gostariam de ser tratadas
- Um filme – Antes de partir (The bucket list)
- Um livro – “Os miseráveis”, de Victor Hugo
- Uma cor – vivo mudando de cores favoritas, atualmente é lilás
- Um momento especial – meu casamento
- Algo que te faça sair do sério – mentiras
- Algo que te emociona – ver a evolução das minhas filhas
- Um cheiro – terra molhada
- Uma frase - Somos tão mais felizes quanto de menos precisamos.
- uma só palavra que a defina - enérgica

Claúdia, muito obrigada por ter aceito o convite para a entrevista. Adoreiiii cada resposta e principalmente ter contato com uma pessoa como você. Nem tenho palavras para te definir... ou melhor, tenho sim.. te parafraseando.. você é uma pessoa  que pega as coisas simples da vida e as  transforma em grandes acontecimentos! 

Deixem um recadinho lá na Claúdia! 

até a próxima.
beijos
Cris Oliveira

10 Comentários:

Cláudia Ramalho 19 outubro, 2011  

Cris, foi uma honra muito grande participar de seu cantinho, que tanto admiro!
Desde muito antes de eu fazer um blog já andava de olho em suas aulas online. Foi com vc que eu aprendi a fazer scrap digital. Vc não imagina o quanto sua influência foi marcante para mim!
Obrigada por esta oportunidade. Vou correndo divulgar no face.
Bjk

AMANDA HELEN 19 outubro, 2011  

ADOREIIIIIIIII,,,, CONHECER UM POUQUINHO O MEU PONTO DE REFERENCIA DE MULHER, MAE E ESPOSA ,,, PELO MENOS PELO QUE LEIO NO BLOG,,,,,, SABE NAO TENHO PONTO DE REFERENCIA E LENDO SOBRE A cLAUDIHA NO BLOG FEITO A MAO DESCOBRI QUE AQUILO QUE EU PROJETEI NA VIDA COMO MULHER É POSSIVEL EMBORA NAO SEJA A REALIDADE QUE EU VIVO AO REDOR,,,,,,,,,,, CLAUDINHA VC EH UMA REFERENCIA DE MULHER PARA MUITAS PODE ACREDITAR...........

Cláudia Ramalho 19 outubro, 2011  

Cris, eu postei um comentário anterior e não sei se ele foi publicado ou se caiu na moderação. Vou testar novamente.

Obrigada pela oportunidade. Vc foi meu primeiro contato com o mundo dos blogs. Muito antes de eu sequer sonhar em ter o meu próprio blog. Vc nem imagina o quanto me influenciou com suas aulas online de scrap, aprendi a fazer scrap com vc.

Um grande cheiro,

Claudinha.

Espaço Lilás 19 outubro, 2011  

Oi Cris,
adorei seu espaço...
Vim conferir a entrevista da Claudinha.

Já estou te seguindo rsrs
Aparece lá no meu Espaço Lilás.
super bjs


http://artesanatoespacolilas.blogspot.com/

Alethéa 19 outubro, 2011  

Sou fã do blog Feito a Mão e admiradora de Cláudia Ramalho! Que pessoa! Suas dicas são preciosas...tem post que é uma lição de vida! Abraços a vcs mulheres inspiradoras!

Mimos da Sandrinha 19 outubro, 2011  

Adorei a entrevista!
Eu visito o blog da Claudia faz um tempinho e já pedi dicas pra ela para o aniversário da Júlia por e-mail, e ela prontamente me respondeu.
Seu jeito de compartilhar seus conhecimentos é o que me faz gostar muito dela!
Parabéns pela escolha, Cris!
Beijo

Silvia Azevedo 20 outubro, 2011  

Gosto muito da Claudia! Acompanho o blog dela há um tempo e me delicio com seus posts. Foi uma ótima escolha para essa nova programação de posts, viu, Cris!
Beijos!

Marlene Casagrande 20 outubro, 2011  

Cris, ótima escolha para entrevista, a-do-ro essa pessoa e o blog Feito a Mão!
O que mais admiro na Cláudia é a disposição que ela tem para COMPARTILHAR!
Entre outras coisas, claro, a maneira sincera que escreve, o bom humor, enfim... adorei!!!
Bjão!

Márcia 21 outubro, 2011  

Amei seu blog, já estou te seguindo. Quando puder da uma passadinha no meu taperacomclasse.blogspot.com
Um grande dia, bjus!!!

Katia Bonfadini 21 outubro, 2011  

Cris, há quanto tempo eu não passo por aqui! Mas adoro seus trabalhos e vim corrigir essa minha falha grave! Vou te listar entre meus blogs preferidos pra não te perder mais de vista! Parabéns pela escolha da entrevistada! Sou muito suspeita pra falar porque adoro a Claudinha tanto como pessoa quanto como artesã e mulher criativa que se desdobra em muitas e faz com excelência tudo o que se propõe a fazer! Nos tornamos amigas virtuais e daqui a algumas semanas terei o prazer de abraçá-la lá em Maceió. Sonho com esse encontro há tempos! Um grande beijo pras duas!!!!!

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Beijos
Cris Oliveira

Related Posts with Thumbnails

POSTS RECENTES

Últimos Comentários

LINK ME!



Entre em contato !

Name:*
Email:*
Subject:*
Message:*
Verification No.:*
contact form faq

  © ARMAZÉM CRIATIVO - Todos os Direitos Reservados