De olho em você Mitia Assef.

26 outubro 2011

Dia de entrevista é um dia especial por aqui... porquê? não só porque cada entrevistada disponibilizou seu tempo para responder com carinho as perguntas, é porque todas são especiais no que fazem.

E hoje não seria diferente.. tenho a honra  e alegria de receber aqui a querida, talentosa e super coração - Mitia Assef! Se você não conhece senta aí para ler e saborear toda a entrevista por quê está maravilhosa! A Mitia nos proporcionou não só o tempo dela como o conhecimento, deu dicas ótimas, partilhou conosco todo o seu mundo! Vamos ler tudo?!
  

1- Conte um pouco sobre você - nome, trabalho e onde mora
Oi, primeiramente quero agradecer pelo convite! Adoro seu trabalho!
Meu nome é Mitia, trabalho com arte há mais de 15 anos, me aventurei pelo scrapbooking digital por 4 anos e fiquei um pouco cansada da rotina e parti para trabalhar com arte e personalização, além de ser consultora em algumas áreas específicas e também desenvolver blogs e sites. Um pouco de tudo, tudo ao mesmo tempo :).
Eu moro numa cidade chamada Barra do Piraí, fica no interior do Rio de Janeiro. Aqui o mercado para o que eu faço é inexistente e estou tentando trazer esse diferencial pra cidade com uma "mini" gráfica que montei em casa, com máquina de corte (silhouette), encadernadora (the cinch), impressora laser.

2- Como o scrapbooking entrou na sua vida?
Descobri que existia o scrapbooking digital por acaso logo depois do nascimento da minha filha, hoje com quase 6 anos. Eu me vi com um bebê em casa e querendo voltar ao trabalho e numa pesquisa cheguei ao scrapbooking, na época, o mercado no Brasil era praticamente nulo e as pessoas não conheciam. Comecei a trabalhar com lojas internacionais e fui me entendendo com o processo todo, cheguei a ser dona de duas lojas de scrap com algumas amigas mas depois a vida tomou outros rumos e eu tive que parar de trabalhar por um tempo pra me recuperar de uma cirurgia.
E acabei com tudo...a marca que eu tinha, as lojas, as parcerias e na época vendia em 12 lojas.
3- Você tem 3 atividades diferentes - DCA (Design com arte), TDM (test drive mami) e Arte ao cubo. Como consegue dar conta de tudo com tanta eficiência?
Na verdade eu tenho mais 4 atividades além dessas três, com pessoas diferentes, em projetos diferentes e sinceramente não sei como dou conta de tudo. Meu dia não tem hora pra começar e não tem hora pra acabar. Tenho uma lista que é importantíssima nesse processo todo e é por ela que vou seguindo tudo que preciso fazer com cada projeto.
Além desses 3 projetos, comecei juntamente com a Joelma do blog Silhouette Mania, a prestar consultoria para o pessoal da Silhouette Brasil. Acertamos uma modalidade de prestação de serviço onde vamos gerenciar toda parte de mídia online da silhouette brasil, interagindo com os clientes e futuros clientes, alimentando o blog e facebook com informações pertinentes, passo a passo e o que mais aparecer de interessante a ser divulgado online,inclusive atendendo as dúvidas de pós venda ou pré venda, por um email exclusivo da Silhouette Brasil.

4- Como surgiu a ideia da Design com arte?
Eu sempre trabalhei online e sempre usando meu nome como marca e quando encerrei as atividades com o scrapbooking, o mitiaassef encerrou junto.
Comecei a me dedicar a criar arte para alguns clientes, tanto digital como impresso, desenvolvendo identidade visual entre outras coisas e precisei criar a marca novamente pra lançar a loja, blog, facebook e não queria mais usar o Mitia Assef.
Então me veio arte com design, design e arte e aí casou o design com arte porque também faço a parte impressa com decoração. Não gosto do estigma que a palavra artesanato tem e já sabia que não usaria. Infelizmente o artesanato não é valorizado.
Uma coisa que tinha em mente é que queria siglas para a marca e uma noite tive a idéia do desenho da marca, que eu mesma fiz usando a mesa digitalizadora.
O DCA casou com tudo que tinha em mente. O Mitia Arte ficou para agregar meu nome que já era conhecido somado ao DCA.
5- Atualmente você está se dedicando a personalização de festa. O que impulsionou para fazer tal atividade?
Exatamente! O engraçado é que "todo mundo" faz personalização mas já reparou que cada uma faz de um jeito? Tem seu toque, seus segredos, sua direção. Eu senti uma grande necessidade de trabalhar com personalização, não só de festas mas em geral porque é um mercado pouco explorado e com muito potencial. Aqui na minha cidade as pessoas não conhecem essas festas personalizadas, com estilo provençal, ainda continuam batendo naquela tecla de festa com painel e bonecos de isopor pelo salão...Existe muita resistência das pessoas pra esse tipo de decoração, principalmente pelo custo. Não é barato personalizar uma festa inteira, por isso algumas pessoas pegam apenas alguns itens, pra agregar mais charme a festa mas quem gosta e quer o diferencial, faz questão de pagar para ter algo exclusivo e personalizado.
Eu gosto muito de criar uma identidade para um produto ou pessoa, é um processo de criação longo e exige tempo do designer e do cliente mas no final, tudo fica muito legal, até chocolate personalizado o cliente tem se quiser. Se for uma loja de roupas, pode comprar guloseimas personalizadas com a marca para dar aos clientes mais chegados e faz o diferencial. Então dentro da personalização de festas, eu peguei a personalização como um todo, tanto de festa como de identidade visual.
6- O arte ao cubo customiza blogs e faz identidade visual. Como essa ideia surgiu entre vocês 3?Como é trabalhar em grupo? Conta pra gente como é nos bastidores, o troca troca saudável.

Isso mesmo, fazemos toda identidade visual do cliente antes de montar o blog.
Nós já nos conhecemos há anos e apenas virtualmente (nos falamos sempre por telefone, celular, sms, skype, gtalk, email, com câmera ou só por voz...) e sempre tivemos uma sintonia ótima pra trabalhar.
Vendo o potencial das duas, Bianca e Keka, senti que nasceria uma parceria dali. A Bianca tem a loja de personalização de festas e a Keka também e acaba que no final das contas, uma ajuda a outra em tudo...tanto no A3 como em nossas lojas pessoais.
Nosso contato é diário e foi daí que partiu a idéia. Uma vez a Keka me ajudou a finalizar um blog...da outra vez, a Bianca finalizou uma arte pra mim que a cliente não estava gostando...
Aí tive o estalo de juntar as 3. Nos reunimos online e ficamos fofocando até pensar no nome e o Arte ao cubo nasceu com a abreviação A3 (Nós e nossas siglas rs)



Trabalhar com as duas é ótimo, a sintonia é perfeita. Nos falamos o dia todo e não dá pra contabilizar qntos emails trocamos. Além de torpedos e conferências. Marcamos hora no skype e acertamos tudo por ali quando dá, ou vamos pro email, o dia todo criando as coordenadas.
Temos tudo organizado e compartilhado no GoogleDocs que o nosso salvador e organizador da pátria :)
Usarmos o DropBox pra arquivar o material que criamos e também utilizamos o googlegrupos pra gerenciar todos os contatos com os clientes. Essas ferramentas nos ajudam a organizar todo trabalho.
Eu por exemplo cuido dos pagamentos (recebimento dos clientes e divisão entre as 3), além de fazer imagens e trabalhar com wordpress. A Bianca é ótima com blogger e identidade visual...a Keka faz os três.
Às vezes uma começa um blog, a outra pega da metade e a outra finaliza...Tem época que temos 8 projetos ao mesmo tempo, geralmente é comum...isso só no A3, porque temos nosso "trabalho solo" e temos que coordenar tudo.
Nós temos um tópico no grupo que é "livre" pra gente ficar no tititi.
Não existe uma cobrança ou uma carga grande em cada uma. Se uma está sem inspiração, automaticamente a outra assume. Se eu fico doente, as duas me colocam pra escanteio pra descansar e fazer repouso e assumem tudo. E sempre funcionou...É muito muito bom trabalhar com as duas, com o plano de ação que criamos. Não existe segredos entre a gente...tem época que pegamos um blog difícil, quem tá pegando, cansa mentalmente, a outra vai e pega, pesquisa, implementa, corrige...e no final, dá tudo certo a seis mãos.
Às vezes os filhos participam das conferências rs, eu tenho uma, a Bi tem 2 e a keka tem 1...é  uma farra só!
É muito gratificante trabalhar com as duas.


7- O projeto Test drive mami proporciona muita informação sobre o universo mãe-filho. Como é para você fazer parte ?
O Test Drive é um projeto MUITO legal que surgiu pela Keka e eu desenvolvi o portal quando ainda nem éramos A3. Muita coisa rolou, eu e a bianca éramos colunistas e de repente o A3 surgiu e tomamos conta do Test Drive também :)
O conteúdo é muito legal e completo e nosso parceiros são muito legais com o que oferecem ao público. É um tipo de portal que precisa de assunto sempre, diariamente e o vínculo que criamos com o público é enorme.
Eu falo sobre alimentação saudável mas no meio tempo acabo falando de outros assuntos também. É muito legal dar dicas para as mamães de primeira viagem que nunca se imaginaram dando quiabo ao filho e o mais engraçado, é constatar que ele gosta e quer mais. Ensinar! Adoro ensinar, dividir, trocar, compartilhar informação.
Adoro inventar receitinhas saudáveis e o Test Drive me ajuda a botar esse meu lado "culinarista" pra fora, porque minha filha é alérgica a tudo e a alimentação é
toda controlada e com isso a criatividade da mãe aqui tem que ser redobrada pra inventar coisinhas sem conservantes, corantes.
É muito gratificante ter a oportunidade de trabalhar com esse universo infantil e trazer idéias para as mamães.
8- Qual o projeto nas festas que você mais gosta de criar?
Eu adoro festa para meninas, sem tema de princesas e sim com uma coisa mais lúdica tipo Conto de fadas...com muita imaginação envolvida e que a mãe tenha abertura a sugestões, porque gosto de fazer o diferencial, coisas que ninguém faz, sair do tradicional "festa-pronta" que tem sido vendido por aí e personalizar literalmente a festa...de preferência que seja em 100% com papel, sem utilizar tubos, latas, potes, vidros...
A proposta fica mais desafiadora.
O pessoal não gosta de gastar com convite e às vezes o convite não precisa ser descartável. Investe-se em torno de 5 a 8 reais por convite e vai com a lembrancinha, ou brinde, ou guloseima e se torna uma coisa útil. Mas o pessoal ainda está fechado para essa idéia...
Eu sou muito direta e dependendo do projeto, quando vejo que é grande e a mãe vai se assustando, eu logo pergunto quando ela pretende gastar pra montar essa parte da festa comigo e ela dando o preço-base eu parto pra criar as idéias do que consigo atender dentro daquele orçamento e aí o trabalho flui melhor e o cliente não leva um susto no final das contas.
Eu gosto muito de criar a parte de caixas de brinde e guloseimas, a montagem é gostosa, minha filha me ajuda em todo processo e adora. E o mais engraçado é que ela não pode comer as guloseimas mas já cresceu sabendo disso e não se importa em vê-las pela casa e me ajudar. Ela senta com 100 batons de chocolate, alinha tudo, coloca em ordem, me ajuda, depois guarda tudo...e é alérgica ao cacau. Tudo que ela pode me ajudar eu gosto. Agora ela quer me ajudar no Photoshop rsrs mas não dá ainda né! Então abro o ilustrador e deixo ela desenhando com a mesa digitalizadora. Ela se diverte.

9- Criatividade para você é...
Olhar com outros olhos o que num primeiro momento parece comum...e transformar.
10 - Qual a sua ferramenta preferida e porquê?
Tudo que crio parte do computador. Trabalho com um imac e um macbook usando toda família Adobe ao meu dispor. Digo que o Photoshop é meu melhor amigo e se torna a ferramenta que mais gosto de trabalhar. A partir dele é que as idéias nascem e se revelam para depois partir pro papel utilizando a impressora, ou a silhouette ou ainda a encadernadora e todas as ferramentas de mão que tenho aqui. Então é o photoshop minha ferramenta preferida porque é nele que começa todo processo de criação.
 
Rapidinhas

- Uma esperança - Futuro
- Uma "neura" - Organização
- Uma realização - minha filha
- Um medo - violência
- Uma lição que aprendeu - Ter fé
- Um filme - À Procura da Felicidade
- Um livro - Qualquer um do Chico Xavier
- Uma cor - Salmão
- Um momento especial - o Nascimento da pequena
- Algo que te faça sair do sério - Insensibilidade/indiferença
- Algo que te emociona - amor ao próximo
- Um cheiro - amadeirado
- Uma frase - Viva o hoje com intensidade
- uma só palavra que a defina - Transparente


Vejam um pouquinho do trabalho de personalização da Mitia
Mitia Arte - Design com Arte

  • Confeitos de Chocolate 
  •  
Quer ver mais ? Acesse a loja da Mitia!  

Mítia, agradeço pela maravilhosa entrevista e por todo o carinho! Desejo muito sucesso em todos os seus projetos! 

Até a próxima!
beijos
Cris Oliveira

9 Comentários:

Lórien 26 outubro, 2011  

Querida Cris,

Escrevo por agradecer a você por esta entrevista maravilhosa. Não conhecia a Mitia, e foi uma delícia conhecer.
(além disso, vinha pensando se não estava no caminho errado apostando em tantos projetos tão diferentes. Ver que mais alguém faz isso e dá certo é uma coisa muito boa!)

Mitia 26 outubro, 2011  

Cris! Consegui let aqui pelo celular, meu velox morreu desde ontem rs!
Amei a entrevista e seu carinho principalmente!
Como sou faladeira ne!? Rsrsrsrd
Amei participar do seu cantinho, obrigada pela oportunidade!
Um beijo enorme no coraçao!!!!

Carol 26 outubro, 2011  

hummm que delicia conhecer um tiquinho a mais da Mitia que é uma pessoa super querida e pronta a ajudar, adooorei Mitia uma foofa... bjim

Marta Santos 26 outubro, 2011  

adorei a entrevista Cris,sou fã e adimiradora das artes da Mitia,fico babando pelas poucas coisas que ela coloca no face, Mitia muito sucesso para Vc Bia e Keka tb amo tudo que elas fazem e vcs juntas fez a diferença bjs!!!

Bianca Guimarães 26 outubro, 2011  

Genteeee, eu sou suspeita pra falar, né? Até 'mocionei' com tudo que ela falou e somos assim mesmo: imbatíveis! Cris, vc é uma fofa, obrigada por nos presentear com essa entrevista. Beijosssssss

Virgínia Vilela 27 outubro, 2011  

uau mulher maravilha ela, né... como é que dá conta de fazer tudo e tudo direito?

Virgínia Vilela 27 outubro, 2011  

uau mulher maravilha ela, né... como é que dá conta de fazer tudo e tudo direito?

Mitia Assef 27 outubro, 2011  

Oi meninas!!! Vcs são umas fofas! Obrigada pelo carinho, nem sei como agradecer!!!
Vírginia! Adorei o mulher maravilha, eu me chamo assim rsrsrs, e bombril, mil e uma utilidades. Sabe que nem eu sei como dou conta?
beijocas

Keka 02 novembro, 2011  

Ahhh o que dizer dessa amiga, parceira, irmã? nada mais do que te amoooo, amo seu trabalho, amo tudo e desejo muito sucesso!!!! Sempre!

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Beijos
Cris Oliveira

Related Posts with Thumbnails

POSTS RECENTES

Últimos Comentários

LINK ME!



Entre em contato !

Name:*
Email:*
Subject:*
Message:*
Verification No.:*
contact form faq

  © ARMAZÉM CRIATIVO - Todos os Direitos Reservados