Serve pra quê? # 1 scrapbooking

20 outubro 2011

Fiquei pensando sobre o que abordar nesse primeiro post sobre "serve pra quê?".. daí decidi que partiria do básico mesmo. 

Hoje em dia o scrapbooking já está bem mais divulgado que há 5 anos atrás quando comecei, porém, muitas pessoas ainda fazem cara de não saber do que se trata quando falamos sobre ele. Parece que estamos falando grego ou sei lá o quê. 

Mas, afinal o que é o scrapbooking, pra quê serve, que é a pergunta dos tempos contemporâneos.. tudo hoje em dia tem que ter uma finalidade, uma utilidade. Acho que me incluo nesse bolo da utilidade.. porque , ao meu modo de ver, o scrap ter a função de fixar a memória, isto é, guardar as nossas lembranças de uma forma mais bonita. Além disso ter uma utilidade fica bem mais atraente. Acho que é por isso que gosto tanto do scrap híbrido.

Peraí, vamos dar uma pausa.. já tem muita informação para quem está lendo pela primeira vez sobre scrapbooking .

O scrapbooking já existe há mais de 100 anos. Existem várias explicações do que seja e como surgiu.. uma delas afirma que surgiu com a comunidade mórmon nos Estados Unidos pelo fato  dessa comunidade ser altamente ligada na preservação de tradições religiosas e familiares. 

Bom, mas, e hoje em dia.. O que é? Pra que serve? 

Podemos dizer, em linhas simplistas, que é um modo de preservar a memória, mas de uma maneira mais bonita, decorada e com detalhes informando o que a foto "quer dizer" por trás do papel, isto é, as emoções.. e tudo que escrevemos num scrapbooking é chamado de journaling. 

Então, o journaling junto com a fotografia seriam as estrelas do scrap, pois sem eles não haveriam as lembranças. Desse modo, o scrap poderia ser definido, a grosso modo, como juntar as fotos, papéis decorativos, elementos coordenados, um texto sobre a foto produzindo uma linda lembrança, e assim decorando as memórias. A arte de decorar as memórias.

Agora respondemos o que é e pra que serve... é uma arte de decorar as fotos e/ou memórias e serve justamente para memorizar a lembrança, a emoção. Além, é claro, de ter se tornado uma bela terapia, onde colocamos não só o sentimento pra fora, mas também a criatividade. Isso juntando com as amizades que se faz ao encontrar pessoas que criam a mesma arte. Enfim, scrap é lembrança, que é vida renovada.

Temos o scrap dividido em duas ou melhor, três modalidades... o scrap artesanal, o scrap digital e o híbrido. 

No scrap artesanal a pessoa cria suas páginas com materiais totalmente artesanais, isto é, papel, tesoura, carimbos e mais mil ferramentas inventadas para facilitar a vida da scrapper. Noutro post falarei mais sobre as ferramentas e afins.

Aqui um vídeo de um calendário scrap decor da Le Seki



No scrap digital ao invés de de termos os papéis artesanais temos arquivos digitais que contem papeis e elementos digitais que podem ser manipulados digitalmente para a criação da sua página ou qualquer projeto que queira fazer, desde lembrancinhas para festas de aniversários até álbuns que podem ser  impressos posteriormente. Para isso você precisará de um programa gráfico, como o photoshop por exemplo, para criar seus projetos. O ponto favorável do digital é que você poderá usar o kit quantas vezes quiser, não há perda do material caso não goste do que fez  ou caso erre algo.. é só recomeçar. E depois é só mandar imprimir, seja em casa ou num laboratório.

exemplos 

Convite de Chá de Barnela




No scrap híbrido temos a junção das duas artes... você pode pegar um papel artesanal como base, uns elementos digitais impresso e montar o seu projeto. Ou, ainda, pode criar ele digitalmente e imprimir depois. Enfim, usando o digital e o artesanal transforma-se no híbrido. Aqui como nos outros você poderá criar convites, lembranças, cartões e mais uma infinidade de coisas.. a imaginação manda. 

Exemplos.
cadernos de receitas criados digitalmente e impressos em casa.

caderno de receita
Caderno de receitas Masculino

Caderno de Receitas

Enfim, através do scrapbooking, seja ele qual for (artesanal, digital ou híbrido) podemos eternizar nossas memórias de uma forma criativa e bonita. 

Espero ter ajudado com algumas informações básicas. No próximo serei mais específica nos assuntos. 

Podem deixar  suas sugestões por aqui. 

beijos e até a próxima
Cris Oliveira

6 Comentários:

Viviane Matos {Vika} 20 outubro, 2011  

Muito legal o post Cris!!
Vai ajudar bastante quem tá começando.
Beijos

Ana Lu 20 outubro, 2011  

Cris,

Genial o seu post !!


Bjs

Espaço Lilás 20 outubro, 2011  

Adoro scrap...não vivo sem rsrs

Super bjsss
Fê - Espaço Lilás
http://artesanatoespacolilas.blogspot.com/

Mitia Assef 21 outubro, 2011  

Cris!!!
Que delícia de post!
Fui longe agora!
Começamos juntas :)
Muuuito informativo!
E inspiração pra dar e vender!!!
Beijocas

Bruna Cheles 22 outubro, 2011  

Oi Cris, faz tempo que não comento nada né? mas passo por aqui sempre...meu pequeno príncipe, rsrs, está com 4 meses e o tempo voa, mas adorei este post, muito bem explicado, e cada kit digital novo lindoooo, bjs.

Bimart´s ateliê 25 outubro, 2011  

Olá Cris estou começando e nunca fiz o digital queria muito para fazer lembrancinhas,porém tem que saber mexer no photoshop?ai,ai já desanimei.

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Beijos
Cris Oliveira

Related Posts with Thumbnails

POSTS RECENTES

Últimos Comentários

LINK ME!



Entre em contato !

Name:*
Email:*
Subject:*
Message:*
Verification No.:*
contact form faq

  © ARMAZÉM CRIATIVO - Todos os Direitos Reservados