Serve pra quê #2 - material básico

27 outubro 2011

Pra que serve o material básico do scrap artenasal ? Vamos aprender um pouco mais sobre esse que é essencial para quem quer começar a se aventurar no híbrido.

No scrapbooking artesanal temos uma infinidade de material . E a cada dia é lançado um outro, e mais um e outro.. uma loucura maravilhosa. srsr 

Vou listar abaixo alguns do que acho que sejam necessários para começar a trabalhar com essa arte deliciosa! Mas, cuidado... vicia! E tome mais cuidado ainda ao entrar numa loja de scrap artesanal, seja ela virtual ou física, pois você pode ficar tentada a sair comprando coisas que não são tão necessárias assim. O bom é começar pelo básico e depois ir comprando conforme for precisando.. Vamos lá? 


Base de corte 
Essa é fundamental ter! 
Pra quê serve? para  não sairmos cortando com estilete todas as nossas mesas! srsr  Brincadeira, essa é uma das utilidade, é claro.. mas, a base serve para cortamos o papel mais precisamente, pois ela é toda quadriculada em centímetros.. o que facilita a medição de onde iremos cortar o papel.
Existem em algumas medidas - A4, A3 e A2. A mais utilizada é a de tamanho A3 - 30X45 cm

Com ela você poderá cortar seu papel precisamente.. ideal para quem tem problemas com a tesoura como eu.. srsr porque minha reta nunca sai reta? rsrs Santa base de corte e estilete! Mais do que necessária, fundamental!

ahh, temos a base rosa para quem ama rosa! Pena que nunca vi uma placa azul clara.. amo azul! 



Estilete
Você pode adquirir qualquer um que tenha um corte preciso, isto é, que não esteja sem corte - "cego". Pode ser desde um mais simples até um de precisão. O ideal é começar pelo básico e depois ir para um melhor. Serve para cortar em cima da base de corte. Podemos brincar e dizer que são a dupla dinâmica do scrap - base de corte e estilete!



Além do estile normal e o de precisão, com lâminas diversas, temos também o estilete de dedo que corta também com mais precisão e age como se estivessemos segurando um lápis!


Régua metálica
Item fundamental junto com a dupla base e estilete. 
Como cortar precisamente sem uma régua ? E a ideal é a metálica. Porquê? Pois se você usar a sua velha e boa régua de plástico  ela estará, em questão de dias ou horas, dependendo da quantidade de trabalhos que você fizer.. destruída! 
Falo por experiência própria! Assim que comecei no scrap e fui me embrenhar no scrap artesanal... lá fui eu comprar a tal base de corte e estilete.. só que não me contaram o detalhe que a régua devia ser de metal .. akakak.. conclusão? minha régua ficou cheia de riscos do estilete.. e foi para o lixo! Corri para comprar uma régua de metal.. coisa que eu nunca tinha reparado que era vendida.. srsr.. abafa!
Um pequeno e precioso detalhe.. a régua deve ser de 30 cm ou mais, para facilitar o corte.

Cola
Uma boa cola é essencial.. e boa leia como acid free, isto é, livre de ácidos. Serve pra quê esse acid free? Bom, o ácido com o passar dos anos corroí as fotos, o papel, enfim, tudo que esteja em contato com ele.. o aspecto fica amarelado. Nada agradável para o seu trabalho, não é mesmo?
Temos a cola especial no scrap.. mas, aquela nossa conhecida cascorez de rótulo azul tem o mesmo efeito (algumas scrappers já fizeram alguns testes e ela também é livre de ácidos)

Mas, cuidado para não usar muito para evitar borrões e camadas grossas o que prejudica o trabalho.
Outra opção é cola tipo bastão. Tenho que confessar que é minha preferida.. pois não faz tanta lambança.. srs Mas, atenção para comprar uma livre de ácido.

Fita dupla face


Temos dois tipos-  a normal e a com espuma, conhecida como fita banana!
A normal você usa para trabalhos lisos (colar papel), agora a fita banana tem a função de dar o efeito de relevo ao trabalho. 
nem me perguntem porquê a fita banana tem esse nome..akakak. a primeira vez que escutei esse nome fiquei sem saber direito o que era.. quando lembro disso me dá vontade de rir.. é cada nome que inventam, ne? Mas, deve ter um porquê.. se alguem souber posta aí pra gente.

 fita dupla face comum
fita banana - com espuma

Detalhe importante.. nunca corte a fita banana com a tesoura, a cola gruda na tesoura e acaba por inutilizar a mesma. Então, estilete na fita banana.

Um exemplo do uso da fita banana no cartão híbrido da Nathália Neves:
Tesouras

Existem várias e maravilhosas. Fazem muita diferença na hora de cortar! Mas, para começar você pode comprar uma simples, mas o importante é ter uma ponta fina para os detalhes dos trabalhos. Vamos conhecer algumas delas? Vai que você se empolga e depois quer saber qual comprar, né? 

- Honney Bee -
Ideal para corte de precisão em pequenas áreas e curvas apertadas. Corta com precisão papel, fotos e muito mais.
Leve, forte e com revestimento de teflon que permite cortar fitas adesivadas como fita banana e outros. 








 - Color Bee Titanium
Ideal para corte de precisão em pequenas áreas e curvas apertadas em seus projetos de scrapbook.
Corta com precisão papel, fotos e muito mais.
Super leve,  forte e durável com suas lâminas de titânio.







- Cutter bee
Ideal para corte de precisão em pequenas áreas e curvas apertadas. Corta com precisão papel, fotos e muito mais.
Leve, forte e conforto para uso em ambas as mãos.








Primeiro eu tive uma da Toke e Crie.. muito boa. Cortava direitinho e eu me dava bem com ela.. até ganhar a cutter bee. Que diferença quando você usa uma.. é tão leve que você sente a mudança do corte.. e olha que sou péssima com tesoura.  Amo minha cutter bee. Vale a pena investir numa. Atenção somente para usar a tesoura no material indicado para não estragar ela. 












Bom, essa é uma lista básica para dar o pontapé inicial no scrapbooking artesanal  ou híbrido. Mas, conforme você for criando seus trabalhos irá sentir a necessidade de mais coisas.. tais como - boleadores,  dobradeira, colocador de ilhóses, carimbos e carimbeiras, furadores, bailarinas e etc. E depois vai querer as ferramentas maiores .. srsr 


Nas próximas semanas volto a falar sobre os materiais.. dessa vez os que não são tão básicos, mas que são ótimos para ajudar na preparação dos trabalhos. 


até a próxima
beijos
Cris Oliveira

10 Comentários:

Simone 27 outubro, 2011  

Cris,
Já faço scrap há algum tempo e nAo sabia q a cascorez e a pritt eram acid free. Maravilha!!!!
Obrigada pela dica.
Bjs
Simone

Virgínia Vilela 27 outubro, 2011  

vc é tão linda até escrevendo!!!!!!!!!!!!

ambientesn 27 outubro, 2011  

Pena que eu precisei descobrir na pratica que fita banana estraga a tesoura... rsrsrsrs

Mitia Assef 27 outubro, 2011  

Cris sua sapeca! Que post MARÁvilhoso é esse mulher????
AMEI todas as dicas, to doida pela minha tesoura mas ainda não deu pra comprar!!!! beijo beijo beijo e sucesso sempre

Cris Oliveira 27 outubro, 2011  

fico muitooo feliz que tenham gostado das dicas. :)
Vir.. obrigada pelo mega carinho, querida.
ambientesn, eu tb descobri da pior maneira que não podia cortar fita banana com a tesoura.. tesoura perdida. Até tentei passar alcool, mas não adiantou muito.
Mitia, um elogio desses seu é mega maravilhoso. obrigada! Investe na tesoura pq vale a pena.. depois me conta ;)
semana que vem tem mais.. e amanhã sexta criativa de natal.
beijokas

Silvia Azevedo 28 outubro, 2011  

Cris, esse post foi feito pra mim, sabia? rsrs
Visitei uma loja de scrap pela primeira e fiquei enlouquecida com tantos papéis, adesivos, cortadores... Mas tudo bem carinho, né? :(
Essa sua lista básica é perfeita! Amei! E já percebi que vários itens eu posso comprar em papelarias comuns (talvez custe mais barato que em lojas especializadas...). Mas sobre os itens específicos de scrap, você indica algum lugar para comprar? Lojas físicas ou virtuais? Beijo enorme! ;)

Cris Oliveira 28 outubro, 2011  

Silviaa.. que bom que gostou! artesanal é tudo bem carinho mesmo.. :(
tb compro muita coisa em papelaria comum..
na loja da Carol Sorelinha tem muita coisa boa e barata.. aqui o link.. http://sorelinha.blogspot.com/

tb compro na loja scrapcenter. ;)
e as donas são duas pessoas maravilhosas ;)
Carol na Sorelinha e Mila na scrapcenter.
vou escrever um post sobre as lojas.. vc me deu uma ideia ;)

beijokas!

Silvia Azevedo 28 outubro, 2011  

Legal! Vou dar uma olhada nessas duas.(e que bom que dei uma boa ideia...)
:)

Fabi 29 outubro, 2011  

Oie, td bem??? Adorei o post, tirou todas as dúvidas,e o melhor foi saber que eu já tenho os materiais básicos, só falta mesmo adquirir uma dessas belezuras de tesouras...rsrs... Ah! e por a mão na massa....rsrs.. Parabéns! E adorei a idéia de fazer um post das lojas amo as duas, são pessoas super atenciosas e entregan td direitinho.... Bom fim de semana... Bjinhus

Déa Café 29 outubro, 2011  

que legal, cris!! ótimo texto!! parabéns! beijos!!

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Beijos
Cris Oliveira

Related Posts with Thumbnails

POSTS RECENTES

Últimos Comentários

LINK ME!



Entre em contato !

Name:*
Email:*
Subject:*
Message:*
Verification No.:*
contact form faq

  © ARMAZÉM CRIATIVO - Todos os Direitos Reservados