03/08/20

Blog reativado! Scrapbook




Olá!!! 
 
Como você está? Espero que bem! 
Após 7 longos anos resolvi reativar esse blog! Saudades desse cantinho. 
 O propósito é pelo menos a cada quinzena escrever sobre o scrapbook e afins..e quem sabe criar uns desafios, concursos, como antigamente. Você vem comigo?
 
E nada melhor do que começar a escrever sobre o que é o scrapbook, não é mesmo? Resgatar os velhos e bons hábitos de decorar as memórias.. porque com o passar dos anos deixamos de lado até mesmo a impressão das fotos, a decoração dos álbuns.. falta sempre tempo, e o essencial vai ficando para amanhã. Então, vamos aproveitar o hoje, o momento que a memória está bem fresquinha na hora do "flash" para montarmos o nosso álbum, registrarmos nossos melhores sentimentos! Mãos à obra?
 
 

O que é scrapbook?

Hoje as pessoas usam o scrapbook para personalizar aniversário utilizando o termo scrap festa, porém esse não é o seu sentido original. Scrapbook Lembre-se que, nessa época, não existiam câmeras, logo, o scrapbook servia, principalmente, para guardar recortes de jornal, cartões telefônicos, cartões religiosos, sobras de papel, citações, poemas, cartas de amor, anúncios, entre outros. Era um verdadeiro registro de memórias, mas ainda sem fotografias.

Em 1857, surgiram nos Estados Unidos os álbuns para guardar as fotografias, algo tão comum em todas as casas nas décadas posteriores.

Então, os scrapbooks começaram a ganhar cantoneiras para acomodar as fotos e anotações de onde, como e quando aquela fotografia fora tirada.

E com ele  surgiu  a arte de decorar livros, álbuns, cadernos. Colecionar memórias, fotos, guardar lembranças de viagens, passeios, momentos importantes e depois arquivá-las em um álbum feito com recortes de papéis decorados, jornais e revistas, juntamente com textos e apliques, de maneira criativa .. isso é fazer 

 Definição de Scrapbooking:

Scrap = Recortar / Book = Livro

Scrapbook = Livro de Recortes

Scrapbooking é a arte de juntar fotos e recordações em um álbum, de maneira criativa, preservando memórias, fatos e perpetuando as histórias. Personalizando as páginas e fazendo com que os momentos fotografados tornem-se ainda mais especiais.

A arte de decorar as memórias.


E você ? Já decorou uma página, criou um álbum com aquelas fotos de sua última viagem, dos primeiros anos de seu filho ou mesmo um mini álbum com os melhores momentos do ano? Se não, que tal tentar? Veja alguns exemplos de álbuns, páginas e mini álbuns da talentosa Luzia Ishara






Que tal criar um álbum,mini álbum, smash book sobre você? Um registro sobre um dia na sua vida, seus filmes/livros favoritos, comidas, bebidas, medos, esperanças, sonhos, o que mais te faz feliz/triste, pessoas que te inspiram, suas férias favoritas, seu momento especial.. se joga em você, uma jornada de auto conhecimento. Pode ser artesanal ou digital.. o importante é começar! 
Está sem ideias? Aqui vai um passo a passo de um mini álbum fácil no blog Atelier da Tininha
E que tal dar uma olhada no pinterest para se inspirar? Que  mini álbum ? Lá tem, vários!



Até a próxima! 
Boa semana à todos!
Um abraço
Cris Oliveira 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails