Olá!!!
Vamos voltar a falar sobre a nossa arte memorável?
Existem basicamente dois tipos de scrapbook: artesanal e digital
Veja um lindo exemplo de página artesanal da talentosa e querida
Acesse o blog dela que tem várias técnicas de aquarela e muito mais!!
Além do tradicional registro do scrapbook com papéis, fotos, botões, fitas e várias técnicas artísticas, temos, após o surgimento da câmera digital,o scrapbook digital, onde as fotos, papéis, elementos e técnicas ficaram atreladas as ferramentas eletrônicas, mas ambos tipos estão sempre juntos à criatividade, estilo e registro de histórias... eternizando as memórias!
Por volta de 2000 o scrap digital foi sendo mais divulgado na internet. Existiam vários fóruns onde as pessoas trocavam ideias, dicas, técnicas.. era um mundo de registros e relações.
Os kits digitais eram criados e usados principalmente para a criação de páginas, álbuns e mini álbuns. (para o digital é necessário basicamente de um editor de imagem -photoshop, por exemplo, fotos digitais, papéis e elementos digitais - os chamados kits digitais)
Aos poucos foi se ramificando para o que era chamado de scrap híbrido - criado digitalmente e produzido fisicamente (cartões, quadros, lembranças).
Materiais adequados para produção de um scrapbook tradicional:
• Papéis coloridos diversificados, sem ácido
• Tesoura
• Cola sem ácido
• Fitas decorativas
• Fitas adesivas
• Furadores
• Carimbos
• Canetas,botões (tudo pode virar decoração)
Importância dos papéis e colas serem sem ácido .
Para impedir que o papel e as fotos amarelem com o passar do tempo e a incidência da luz todos os materiais preferencialmente devem ser acid free.(sem ácido, com ph neutro)
Veja que linda página digital - conhecida também como layout.
Quer ver várias páginas e projetos de scrapbook? Acesse o pinterest do scrap
E ainda existem outras opções para criar além das páginas, seja artesanal ou digital, como por exemplo: smash books, project life e planners.
Smash significa esmagar em inglês, referindo-se a ideia de "amassar", juntar tudo - ideias, lembranças, fotos, pensamentos, sonhos, um registro de memórias! É um caderno com espiral com capa texturizada, com diferentes cores na lombada, com páginas decoradas para você personalizar do seu jeito. Você pode usar para fazer um registro temático com fotos de determinada ocasião, viagens, letras de músicas, listas de desejos/sonhos/gratidão, registro de leituras.. o que você quiser! Não precisa ter uma sequência lógica, o intuito é registrar suas memórias.. seja elas quais forem, separadas ou tudo junto. Não é o máximo?
E não posso falar de smash book sem comentar sobre a talentosa Lü sielskis..
Acesse o blog dela, tem dicas, passo a passo, vídeo tutorial, concursos, desafios..
um Smash Mania na veia!

Com isso você pode perceber que existem várias formas de se fazer registros.. seja na forma de páginas elaboradas com várias técnicas e estilos, smash book com todos os registros juntos, a forma mais simples que é o project life ou os planners, agendas. É só escolher o que mais se adapta a você e começar a decorar suas memórias!
Sou apaixonada pelas páginas decoradas, encantada com o registro de tudo do smash book, e adoro o project life pela sua facilidade! Pegar o project life em forma de foto livro é fascinante.. ver como foi nosso ano, dia a dia, quanto mudamos, principalmente como os filhos cresceram! Outro dia volto como um post só sobre os detalhes e variantes do project life!
Empolguei e depois de anos sem criar nenhuma página saiu um lift (você escolhe uma página para se inspirar na decoração, detalhes, estilo) da página da Lele Sordili.
Criada por Lele Sordili
criada por mim - Cris Oliveira - lift da página da Lele
Até a próxima !
Cris Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário